quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Bom dia Pessoal!!

Saiu uma materia no clickmarket esses dias, falando do INTERCOM.. Uma boa oportunidade para todos nosss..


Curitiba sediará o Intercom 200912/11/2008


O XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares daComunicação reunirá na Universidade Positivo cerca de 5 mil pesquisadores,professores e estudantes de todo o Brasil e de países da América Latina.Aconteceu na segunda-feira, 10 de novembro, na sede do Clube de Criação do Paraná (CCPR), o pré-lançamento do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, que será realizado pela primeira vez em Curitiba, entre os dias 3 e 7 de setembro 2009. Reconhecido como o maior e mais importante evento acadêmico de Comunicação da América Latina, reunindo cerca de cinco mil pesquisadores, profissionais e estudantes, o Intercom 2009 será organizado e sediado pela Universidade Positivo, com o apoio da Unicentro, de Guarapuava, e da UFPR, e parceria com os cursos de comunicação das principais universidades do estado. Além das entidades paranaenses organizadoras, a reunião de apresentação do evento contou com a presença dos coordenadores dos cursos de comunicação da Univel – União Educacional de Cascavel, FASUL – Faculdade Sul Brasil, de Toledo, Universidade Tuiuti do Paraná, UniBrasil, PUCPR, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, e de representantes do Sindijor-PR – Sindicato dos Jornalistas do Paraná e do CCPR.O encontro, que oficialmente abriu as atividades do Intercom 2009, teve a participação do prof. Antonio Carlos Hohlfeldt, da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atual presidente da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O professor falou sobre a importância do evento, que é realizado desde 1977 e tem contribuído fortemente na reformulação e desenvolvimento do ensino da comunicação no país. Com a finalidade de promover o intercâmbio de idéias e projetos, o Intercom, segundo Hohlfeldt, tem como seu principal objetivo estimular o interesse pela pesquisa entre alunos de graduação. "Nós acreditamos que a evolução da atividade no Brasil se dá a partir do ingresso no mercado de trabalho de profissionais preparados, ativos, interessados e criativos", disse ele. E afirmou que a troca de experiências acadêmicas permite ao professor e ao estudante da área "perceber o panorama atual e as perspectivas para a comunicação no Brasil e no mundo, o que garante um grande salto de qualidade dentro dos cursos da área". Antonio Hohlfeldt destacou ainda que além dos congressistas, o evento mobiliza também o mercado, com repercussão em todas as áreas da comunicação. "Na edição de 2007, realizada em Natal (RN), aproximadamente 50% dos congressistas eram alunos de graduação. Os demais eram professores de graduação e pós-graduação, coordenadores de curso e pesquisadores da área vindos de toda a América Latina. E uma grande parte do público era de profissionais ligados a veículos, agências de publicidade, assessorias de imprensa, produtoras de áudio e vídeo, associações de classe de publicitários, de jornalistas, de designers e relações públicas", explicou. O interesse, segundo o professor, se deve principalmente à apresentação, através de conferências, mesas redondas, debates, e oficinas, das mais recentes pesquisas de tendências na área da comunicação. A expectativa é que esse seja um dos maiores congressos já realizados. O tema da 32ª edição do evento – Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital – na opinião do presidente da Intercom, "vai atrair ainda mais as empresas e profissionais da área, pois se trata do assunto mais importante dentro da atividade hoje, quando a comunicação passa por uma de suas mais marcantes fases de transição". Por isso, uma das missões do coordenador do evento no Paraná, o publicitário e professor André Tezza, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, será o de aproximar o mercado do congresso, através de parcerias já formalizadas com o Sindicato dos Jornalistas, Clube de Criação do Paraná e outras entidades de classe, e de ações de comunicação para divulgar a importância do Intercom junto ao meio.

Ouvi boatos tambem, que o regional ira acontecer em BLUMENAU, o que nos possibilita uma visita tbm..
Se puderem, visitem
http://www.intercom.org.br/